PROGRAMA de MEDITAÇÃO FiTT (PMF)      

Programa de Meditação em 9 Fases           

 

 

Mário Costa é um Fisioterapeuta Especializado em Fisioterapia Invasiva, Mestre em Medicina Chinesa,

Coach Profissional, Analista Comportamental, formado em PNL e possui uma série de outras formações 

e competências na área da saúde. Também é um investigador autodidata, autor e empreendedor,

principalmente na área do Comportamento Humano e Desenvolvimento Pessoal.

Com uma prática Clínica com mais de 20 anos, distribuídos pela Massagem, Fisioterapia em clínica convencional

e privada, Desporto, SPA's, Ginásios, Ensino, entre outros.

Fundou a FISIOINTEGRAL - Clínica de Fisioterapia Avançada e Serviços de Saúde, que opera dentro do

conceito da Medicina Integrativa, através de um modelo de avaliação e tratamento criado pelo mesmo, o TGI, 

onde desenvolve a maioria da sua prática clínica.

Também dá consultas de Biorressonância, Terapia Quântica e Coaching.

É Criador e Fundador da FiTT Life Performance que opera na Educação e Desenvolvimento Pessoal e do Programa de Meditação FiTT - Meditação em 9 Fases.

Desportista e aventureiro, toda a vida fez competição e adora o contacto com a Natureza, tirando desta toda o equilíbrio e perspetiva evolucionista e biológica, na qual assenta parte do seu estudo, teorias e programas.

Abaixo pode ler um nota escrita pelo próprio no âmbito deste projecto e a história por detrás do Programa de Meditação FiTT.

Não perca.

 

 

 

Sempre fui uma pessoa de Porquês.

Lembro-me desde criança da seguinte dúvida ou curiosidade me acompanhar recorrentemente:

"Como funciona a cabeça das pessoas?"

No fundo, o que controla o Ser Humano e o que o faz comportar-se de determinada maneira?

Tive a sorte de entrar para o mundo da saúde pela mão de um Profissional e amigo muito à frente do seu tempo e dos seu pares. A par da Fisioterapia convencional, contactei desde cedo com todas as Terapias Complementares e Alternativas (algumas que só agora ouço outras pessoas falam delas).

Vi e senti de perto a verdadeira visão Holística do ser humano e a utilização de Técnicas que iam desde a Homeopatia, à Biorressonância, passando pela Acupunctura e a técnicas de relaxamento.

 

A minha curiosidade era sempre a mesma. O que estava na génese do comportamento, da doença, da dor, da patologia, da disfunção. Quem me acompanha hoje, confirma este meu desafio e que, reconheço, vai acompanhar-me até à morte.

O meu percurso académico (que nunca acabará), teve início com a simples massagem e continua com o estudo autodidata e oficial na área da Saúde Integrativa, com enfase no Desenvolvimento Pessoal e Comportamento Humano.

Todo o meu background orientou as minha aquisição de competências em 2 sentidos: ajudar as pessoas de forma rápida e eficaz nos seus problemas, identificando e agindo na verdadeira génese do problema e ajudar pessoas a tirarem o melhor partido de si e das suas vidas.

 

Quanto mais estudo as pessoas, mais sou encaminhado para a sua mente.

Cedo percebi que a mente tinha de ser trabalhada e a meditação era a melhor forma de a organizar e potenciar.

A minha necessidade e o meu foco sempre foi o de criar um programa mental, uma meditação, que permitisse conhecer-me melhor, tirar o maior partido de mim e definir e criar a vida que queria ter. 

  

"Acredito que as pessoas comuns podem escolher serem extraordinárias"

 

Todos podemos mudar?

Acredito piamente que todas as pessoas podem tornar a sua vida em algo fantástico. E fantástico pode ser simplesmente mudar de emprego e trabalhar na área que se gosta, transformando as 8 horas diárias de obrigação em 8 horas de de prazer; iniciar uma transformação corporal, com perda de peso, eliminação da dor e ganhos atléticos, ou iniciar um projecto para uma vida inteira, como mudar de país e incorporar uma missão de voluntariado em África. Toda a minha vida mudei no sentido do que queria, de forma proactiva, avaliando-me internamente e aos meus valores, modificando o meu ambiente, comportamentos e recursos e evoluindo. É uma tendência que tento passar aos meus utentes e amigos.

Para o conseguirmos devem existir 3 premissas: autoconhecimento, orientação e poder de acção, criando, assim, um compromisso pessoal.

De que mais se queixam as pessoas?

Durante anos ouvi constantemente centenas de pacientes e outras pessoas dizerem que se sentiam ansiosas, deprimidas, stressadas ou até perdidas. Ao mesmo tempo, indicavam as necessidades e acções sentidas, como: relaxar, melhorar o foco, a memória ou o sono e mudarem de vida.

Qual a melhor forma para mudar?

Entendendo que a mudança deve vir de dentro, através de uma tomada de consciência do próprio (autoconhecimento), cedo percebi que cada pessoa deve ser capaz de se programar para a sua missão. Porém essa mudança deveria acontecer num nível de consciência relaxado e sem interferência da mente racional. Assim iniciei a Meditação e mais tarde a criação deste Programa, como ferramenta para me ajudar a mim, tendo-o agora preparado e optimizado, de forma a estar acessível a todos.

Como manter essa mudança?

A mudança deve ser transformada num hábito (ou vários), melhorado e reforçado diariamente. A melhor ferramenta para o fazer é a Meditação. Mas não uma meditação só para ficar relaxado, ou uma meditação para me sentir bem, ou uma meditação para melhorar a atenção plena, ou uma meditação para me sentir no presente e no momento. Não uma meditação demasiado específica para um só propósito, como melhorar o sono, a respiração, ou até a saúde.

Mas uma meditação que me permita conhecer-me, que trabalhe as várias componentes com mais influência na mente humana. Que melhore a minha relação comigo e com os outros, que me faça desbloquear e projectar o meu futuro, alinhando as minhas acções com os meus objectivos.

"A queixa mais comum dos jogadores não é não saberem como fazer mas sim não conseguirem fazer o que sabem"

Meditação como rotina diária

Na verdade, bem mais de 60% das pessoas que tentam meditar desistem e não voltam a tentar. Das restantes 40% uma boa parte não é constante a fazê-lo, ou fá-lo apenas para relaxar. O relaxamento ou controlo do stress representam apenas uma pequena parte do que se pode alcançar com a prática meditativa.

Por outro lado, se nos perguntarmos se devíamos comer bem (metabolismo), se devíamos dormir bem (descanso) se devíamos fazer actividade física (fisiologia), se devíamos estudar e trabalhar (intelecto e finanças), a opinião é unânime: SIM, CLARO!

Isto é consensual porque, além de as termos adquirido pelo Paradigma Sociocultural (pais, escola, família), todas estas metas ou actividades são palpáveis, conseguem ser objectivas. Todavia, se falarmos de meditação, as pessoas assumem-na como um dado mais subjectivo e, embora lhe atribuam valor, não a executam, não a transformam em acção. Ou seja, não treinam a mente como treinam o corpo, não tratam da mente como tratam do corpo.

Crescemos com essa falha educacional e cultural. Crescemos sem que nos tenha sido ensinada essa competência, de treinar e conectar a nossa mente com o nosso corpo, tirando o máximo partido desse conjunto. Embora, hoje em dia, seja cada vez mais consensual a ligação interdependente mente-corpo, quando chega o momento da prática, falha.

Costumo dizer que a meditação deve ser vista como a preparação para uma maratona. Para uma maratona, toda a gente aceita que tem de correr todos os dias, que deve começar por pequenas etapas e depois ir aumentando, que vai melhorar a corrida a cada treino. Que há treinos que correm melhor que outros e que depois da maratona, devem manter os treinos para manter os efeitos e a capacidade de correr bem e longe.

Pois na Meditação, é igual. Quem nunca fez, começa pelo básico e pratica todos os dias, quem é experiente, melhora a prática, tornando a meditação num hábito de excelência diário e altamente benéfico. 

“Nós temos um corpo, nós não somos um corpo.

Nós somos uma alma que vive num corpo.”

 

Os habituais sistemas de meditação, assentes nos conceitos monásticos e antigos, estão desactualizados, estão desadequados à vida moderna. A meditação nasceu com os monges e quem decidia dedicar-se à meditação, mudava-se para um mosteiro ou isolava-se num local para meditar, pensar e encontrar-se, o tempo que queria. A vida de hoje não permite essas práticas e a  Neurociência mostra que não são necessárias práticas desse género para conseguirmos os mesmo efeitos.

 

A minha história com a meditação

Durante anos conheci e experimentei várias formas de meditação. Porém, nunca senti que alguma delas cumprisse a totalidade das necessidades do ser humano e que, por outro lado, ajudasse à sua excelência, tirando partido de todo o seu potencial. Por serem muito místicas, esotéricas, religiosas, subjectivas, longas, demasiado científicas, faltava sempre algo.

Por isso tive necessidade de criar a minha própria forma de meditação. Compilando as melhores técnicas que explicam e trabalham a mente humana, de forma a criar uma prática meditativa ideal e eficaz.

 

Como foi o processo

Há 12 anos iniciei o meu treino de Defesa Pessoal em Krav Maga, aprendendo e treinando com os melhores instrutores nacionais e internacionais, incluindo o discípulo directo do criador, até me tornar eu próprio Instrutor. O Krav Maga é um Sistema de Defesa Pessoal, criado por Imi Lichtenfeld, que compilou as melhores técnicas de várias artes marciais e sistemas de defesa de todo o mundo, tornando o Krav Maga no melhor sistema de defesa pessoal do mundo.

A sua ideia foi simples, inteligente, inovadora e prática. Escolher o melhor do melhor, combinar e optimizar. Isto furou as convenções tradicionais das artes marciais e surpreendeu o mundo militar e civil, com este sistema revolucionário. Rapidamente provou que o Krav Maga era o sistema mais prático, eficaz e fácil de ser ensinado e praticado por qualquer pessoa. Imi conseguia preparar conjuntos de militares para se defenderem com armas ou com as próprias mãos, em tempo recorde, com um grau de eficácia nunca visto e mantendo uma prática constante em qualquer cenário ou situação. Também conseguiu que o Krav Maga fosse um sistema que optimizava as capacidades de quem já treina outras artes marciais ou de defesa. Actualmente, o Krav Maga é ensinado diariamente a milhares de praticantes militares e civis, em dezenas de países, mantendo-se o melhor sistema de defesa do mundo.

 

Um dia percebi

Percebi que deveria fazer o mesmo com a meditação e, por analogia, utilizei o mesmo processo. Fui investigando e compilando as melhores técnicas mentais e de meditação, com o objectivo de criar um Sistema de Meditação que cumprisse as mesmas premissas: prático, eficaz, praticado por qualquer pessoa, mantendo-a feliz e consistente na sua prática.

E assim foi criado o PMP – Programa de Meditação FiTT, que conjuga o melhor de todos os programas e modelos que conheci, dezenas de livros lidos e consultados, centenas de horas de dedicação e trabalho, o mais recente estado da arte da evidência científica e todo o conhecimento e experiência clínica que tenho.

Tudo com um grande objectivo: ajudar as pessoas a tirarem o melhor partido de si e viverem a sua vida com felicidade e excelência.

 

O Programa de Meditação FiTT (PMP) é a prática que todos fazem e funciona.

 

O que é o PMF?

O PMF é um Programa de Meditação que conecta mente e corpo e nos permite ser o melhor de nós, definir a nossa missão, delinear e cumprir os nossos objectivos e sentir felicidade e prazer em cada minuto do seu percurso.

Ele é composto por 9 Fases divididas por 3 áreas principais: A Mente Corporal, a Mente Emocional, a Mente Intencional. 

Cada fase representa uma ferramenta para o conhecimento e crescimento pessoal e para a projecção de uma vida desejada, livre de amarras ou crenças limitadoras.

Mente Corporal: Consciência Corporal, Identidade e Conexão

Mente EmocionalAmor e compaixão, Reconhecimento, Libertação

Mente Intencional: Visão, O Dia Ideal, Consolidação

 

O Programa de Meditação FiTT, funciona desde o primeiro dia

Como funciona

Cada fase é explicada em detalhe através de um vídeo, que inclui um exercício de reflexão e transformação, seguida de uma prática guiada por áudio. Estas fases são realizadas uma de cada vez e de forma sequencial, durante 9 dias. Cada dia explora uma nova fase, incluindo o conhecimento da etapa anterior. No final dos 9 dias, terá mudado a sua vida e estará na posse de ferramentas poderosas e altamente eficazes. Através da prática diária, irá potenciar e consolidar o seu efeito, sem nunca perder a sensação de prazer e bem-estar, características da prática.

Poderá, qualquer momento e sempre que desejar, voltar às fases anteriores, rever toda a informação dos vídeos, explorar os exercícios sob uma nova perspectiva ganha com a prática. De acordo com as necessidades individuais, poderá dar mais atenção à etapa que mais necessita de melhorar durante a prática, ou, até, repetindo-a noutra altura do dia.

Esta Meditação do Programa FiTT é:

  • Meditação é uma forma de entender a vida e de a controlar a favor da nossa essência, de todo o nosso potencial. É a capacidade de controlarmos o nosso corpo, controlando, também o Stress e a Ansiedade.

  • Meditação é conexão interna e externa, a cada célula do nosso corpo, ao planeta e à humanidade, pertencendo-lhe, contribuindo e sendo retribuído.

 

  • Meditação é reconhecer e definir a nossa identidade, sabendo quem somos, reconhecer os nossos papeis e sendo justos e honestos connosco próprios.

 

  • Meditação é treinar o amor e a compaixão, começando em nós e estendendo esses sentimentos nobres aos que nos rodeiam. É desenvolvermos a competência de querer o bem para os outros, partilhando a felicidade.

 

  • Meditação é desenvolver a capacidade de perdoar. Explorar a razão porque devemos perdoar e ser perdoados. Libertar a mente de emoções e sentimentos negativos e limitadores. No fundo, libertar a “RAM” para que os programas úteis da mente possam correr optimizando-a.

 

  • Meditação é valorizar, reconhecer e sermos gratos por tudo o que conquistamos e experienciamos no dia-a-dia, na esfera pessoal, profissional e individual. Agradecermos os pequenos momentos de prazer e felicidade que temos num dia, semana ou ano.

 

  • Meditação é ter visão do que queremos experimentar e sentir. É saber onde estamos e onde queremos estar, criando o nosso futuro. É tornar consistente essa intenção e assim moldar o nosso subconsciente para ficar focado nos recursos e detalhes ajudando-nos a alcançar os objectivos traçados.

 

  • Meditação também é programar o nosso dia perfeito e as nossas acções nesse dia. Visualizar e estabelecer intencionalmente a forma como ele se desenrola e como tem impacto no nosso futuro. Pois só a acção produz resultados.

 

  • Meditação é espiritualidade. É conectar e sentir uma bênção de uma entidade superior, que cada um atribui ou personifica à sua maneira, de acordo com as suas crenças e valores. Uma bênção que nos apoia em tudo o que pedimos e fazemos. É a nossa rectaguarda o nosso apoio, a nossa segurança.


Clique no botão ao lado e inicie já a Meditação que transformará a sua vida.

Mário Costa

FiTT Life Performance